Zostavax (herpes zoster)

É indicada para: • prevenção do herpes-zóster;. • prevenção de neuralgia pós-herpética (NPH);. • redução da dor aguda e crônica

Zostavax, para o que é indicado e para o que serve?

Seu médico recomendou ou administrou Zostavax® para prevenir o herpes-zóster (também popularmente conhecido como “cobreiro”).

Se você tiver herpes-zóster, mesmo após ser vacinado, Zostavax® poderá ajudar a prevenir a nevralgia prolongada (dor relacionada aos nervos) que pode acompanhar o herpes-zóster. Também pode reduzir a intensidade e a duração da dor. É utilizada em adultos a partir de 50 anos de idade e pode ser administrada ao mesmo tempo que a vacina influenza (inativada).

Como o Zostavax funciona?

Zostavax® ativa o sistema imunológico para ajudar a protegê-lo do herpes-zóster.

A exemplo de qualquer vacina, pode não proteger todas as pessoas que a recebem e não pode ser utilizada para tratar o herpes-zóster ou a dor associada a ele já existente.

O risco de desenvolver herpes-zóster parece estar relacionado à diminuição da imunidade específica ao vírus varicela-zóster (VVZ) vivo. Zostavax® demonstrou aumentar a imunidade específica ao VVZ. Considera-se que essa imunidade seja o mecanismo que proteja o organismo contra o herpes-zóster e suas complicações.

O que é o herpes-zóster?

O herpes-zóster é uma erupção cutânea dolorosa popularmente conhecida como “cobreiro”, que se caracteriza pela formação de bolhas que podem resultar em pequenas feridas. As bolhas podem durar várias semanas. Elas frequentemente aparecem em uma parte do corpo. A nevralgia do herpes-zóster pode durar meses ou mesmo anos após a cicatrização das erupções cutâneas.

O que causa o herpes-zóster?

O herpes-zóster é causado pelo mesmo vírus que causa a catapora (varicela). Após a cura das bolhas da catapora, o vírus permanece silencioso nas células nervosas do seu corpo. O vírus pode ficar lá por muitos anos sem provocar problemas, mas, às vezes, ele se torna ativo novamente. Se isso ocorre, ele pode causar uma erupção cutânea bolhosa e dolorosa.
Além de dor intensa, as pessoas com herpes-zóster podem apresentar outras complicações, como:
  • Cicatrizes;
  • Infecções bacterianas na pele;
  • Fraqueza;
  • Paralisia muscular;
  • Perda da audição ou da visão.

O herpes-zóster pode levar à hospitalização. Em casos raros, o herpes-zóster pode levar à morte.

Médico(s) responsável(s):

CRM 123.959

RQE 35.974