Vitamina D
Esse nutriente desempenha papéis importantes para o corpo humano, desde a formação óssea, até auxiliar o sistema imunológico. Um exame para verificar os níveis de vitamina D.
Para que serve?
O exame da vitamina D é feito principalmente para diagnosticar a deficiência de vitamina D, além da hipervitaminose D. No entanto, o médico também pode solicitar esse exame quando houver sinais e sintomas de descalcificação óssea, já que a vitamina D é um dos fatores responsáveis por regular a concentração de cálcio e fósforo, além de promover a mineralização dos ossos.
Esse exame também é solicitado para monitorar a terapia de reposição com vitamina D e para auxiliar no diagnóstico diferencial de raquitismo, osteoporose e osteomalácia, que é uma doença caracterizada pelos ossos frágeis e quebradiços nos adultos. Para isso, além da dosagem de vitamina D, pode ser solicitada a avaliação dos níveis de cálcio, paratormônio e fósforo no sangue, já que o fósforo também está relacionado com o processo de formação óssea.
Além de ser indicada para investigar hipo e hipervitaminose e alterações ósseas, o exame de vitamina D é indicado para pessoas que são consideradas grupo de risco, que são aquelas acima dos 60 anos, que tenham contraindicação à exposição solar ou que não se expõem regularmente ao sol, gestantes e mulheres em fase de amamentação, pessoas com alterações endócrinas, portadoras de doença renal ou de síndromes de má absorção ou pessoas que façam uso de medicamentos que podem interferir no processo de formação e degradação dessa vitamina.
Como é feito o exame Vitamina D?
Para realizar o exame, não é necessário realizar qualquer preparo, sendo feito por meio da retirada de uma pequena quantidade de sangue, que é enviada ao laboratório para análise.
A vitamina D é produzida a partir de uma substância derivada do colesterol presente na pele, que quando estimulada pela luz ultravioleta do sol, é convertido em colecalciferol, conhecido como vitamina D. A vitamina D produzida sofre metabolização no fígado, se transformando em 25-hidroxivitamina D, que nos rins, sob influência do paratormônio, é convertida a 1,25-dihidroxivitamina D, que corresponde à forma ativa e estável da vitamina D e é responsável por aumentar a absorção de cálcio no intestino e, consequentemente, aumentar a concentração de cálcio no sangue.
Ambas as formas da vitamina D são dosadas, sendo a dosagem da 25-hidroxivitamina D mais realizada para identificar a deficiência de vitamina D, enquanto que a 1,25-dihidroxivitamina D normalmente é solicitada para pessoas com doenças renais.
Código TUSS: 40305015
Fonte: Tua Saúde
Link: https://www.tuasaude.com/exame-vitamina-d/