Potencial Evocado Somato-Sensitivo (PESS) Membros Superiores

O potencial evocado somato sensitivo (PESS) é um conjunto de testes neurofisiológicos que avalia, funcionalmente, os feixes e vias nervosas somato-sensitivas do sistema nervoso central e periférico.

O que é exame Potencial Evocado Somato Sensitivo?

Analisa-se a integridade das vias sensitivas centrais medulares e encefálicas. Há um estímulo elétrico ou tátil em determinados nervos nos membros a serem avaliados (braços ou pernas).

Para que serve o exame?

Usa-se o exame, por exemplo, para distinguir patologia central versus periférica, quando combinados com o exame da eletroneuromiografia.

Como é realizado o exame?

Colocam-se diversos eletrodos no couro cabeludo e no corpo com uma pasta adesiva que irá fixá-los para realizar a transmissão dos sinais. Contudo, isso ocorre com o paciente deitado. A partir daí, aplica-se, por exemplo, um estímulo elétrico de baixa intensidade no nervo investigado por meio de dois eletrodos aplicados no local.

Qual a duração do exame

O paciente permanece deitado e relaxado durante aproximadamente uma hora. Não há contraindicações para o exame e o paciente deve permanecer relaxado e cooperante durante todo o tempo.

Outros nomes:
POTENCIAL EVOCADO DOS MEMBROS SUPERIORES
POTENCIAL EVOCADO SOMATO-SENSITIVO DOS MMSS
POTENCIAL EVOCADO, MMSS

Código TUSS: 40103625

Médico(s) responsável(s):

Fonte: Centro de Neurofisiologia Dall Alba e Barros