Hipotireoidismo (TSH)
O hemograma completo é o exame de sangue que avalia as células que compõem o sangue, como os leucócitos, conhecidos como glóbulos brancos, as hemácias, também chamadas de glóbulos vermelhos ou eritrócitos, e as plaquetas
O que é exame TSH ?
O exame TSH serve para avaliar a função da tireoide e normalmente é pedido pelo clínico geral ou endocrinologista, para avaliar se esta glândula está funcionando corretamente, e em caso de hipotireoidismo, hipertireoidismo, ou no seguimento em caso de câncer diferenciado de tireoide, como o folicular ou papilífero, por exemplo.
O hormônio tireoestimulante (TSH) é produzido pela hipófise e tem como finalidade estimular a tireoide a produzir os hormônios T3 e T4. Quando os valores de TSH se encontra aumentado no sangue, significa que a concentração de T3 e T4 no sangue está baixa. Já quando se encontra em baixas concentrações, T3 e T4 estão presentes em altas concentrações no sangue.
TSH alto
- Hipotireoidismo: Na maioria das vezes o TSH alto indica que a tireoide não está produzindo hormônio suficiente, e por isso a hipófise, tenta compensar isso aumentando os níveis de TSH no sangue para que a tireoide exerça sua função de forma adequada. Uma das características do hipotireoidismo é o TSH alto e o T4 baixo, e pode indicar hipotireoidismo subclínico quando o TSH está alto, mas o T4 está dentro do normal.
- Tumor na hipófise também pode causar o aumento do TSH. Os sintomas relacionados ao TSH alto são os típicos do hipotireoidismo, como cansaço, aumento de peso, prisão de ventre, sensação de frio, aumento de pelos na face, dificuldade de concentração, pele seca, cabelos e unhas frágeis e quebradiças.
TSH baixo
- Hipertireoidismo: O TSH baixo normalmente indica que a tireoide está produzindo T3 e T4 de forma excessiva, aumentado estes valores, e por isso a hipófise diminui a liberação do TSH para tentar regular a função da tireoide. Entenda o que é o T3.
- Tumor na hipófise também pode levar ao TSH baixo.
Os sintomas relacionados ao TSH baixo são os típicos do hipertireoidismo, como agitação, palpitação cardíaca, insônia, perda de peso, nervosismo, tremores e diminuição da massa muscular. Nesse caso é normal o TSH estar baixo, e o T4 alto, mas se o T4 ainda estiver entre 01 e 04 μUI/mL, isso pode indicar hipertireoidismo subclínico. TSH baixo e T4 baixo, pode indicar anorexia nervosa, por exemplo, mas em todo caso o diagnóstico é dado pelo médico que solicitou o exame.
Como é feito o exame do TSH
O exame de TSH é feito a partir de uma pequena amostra de sangue, que deve ser coletada em jejum de pelo menos 4 horas. O sangue coletado é enviado para laboratório para análise.