HIV
O exame para o HIV é feito com o objetivo de detectar a presença do vírus HIV no organismo.
O que é Exame para HIV?
O exame para o HIV é feito com o objetivo de detectar a presença do vírus HIV no organismo e deve ser feito pelo menos 30 dias após a exposição a situações de risco, como relações sexuais desprotegidas ou contato com sangue ou secreções de pessoas portadoras do vírus HIV.
O teste de HIV é simples e é feito principalmente por meio da análise de uma amostra de sangue, mas também pode ser utilizada a saliva para verificar a presença do vírus no organismo. Todos os testes de HIV pesquisam a presença de anticorpos produzidos pelo corpo contra os dois tipos de vírus existentes, o HIV 1 e o HIV 2.
A partir do resultado do teste, o médico pode indicar a realização de testes mais específicos para confirmar a infecção e verificar a carga viral no organismo e, assim, ser possível iniciar o tratamento mais adequado para evitar o desenvolvimento da AIDS
Quando é indicado
O teste para o HIV deve ser realizado no mínimo 1 mês após o comportamento de risco, pois a janela imunológica, que corresponde ao tempo entre o contato com o vírus e a possibilidade de detecção do marcador da infecção, é de aproximadamente 30 dias, podendo haver a liberação de um resultado falso negativo caso o exame seja realizado antes dos 30 dias.
Apesar de ser considerado que a janela imunológica do HIV é de 30 dias, é possível que exista variação desse tempo de acordo com o sistema imunológico da pessoa, de forma que antes desse período a pessoa já pode apresentar quantidade suficiente de vírus na circulação capaz de estimular uma resposta imunológica e ser identificada no exame de sangue.